Blogger news

Feature (Side)

Popular Posts

Blogroll

About

Blogger templates

 
   
    by Way2Blogging    

Blogger news

F

Feature Top (Full Width)

Follow on G+

Pesquisar este blog

Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

VEJA O PASSO A PASSO PARA TIRAR SUA 1° HABILITAÇÃO


Você pretende tirar sua carteira de motorista ou habilitação? Saiba que a Permissão para Dirigir, ou primeira habilitação, para as categorias “A” (motocicletas de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral) e “B” (veículos motorizados com peso máximo que não exceda 3,5 toneladas e não ultrapasse oito lugares, além do condutor), ou “A e B”, é concedida pelo período de um ano aos candidatos considerados aptos nos exames teórico e prático.Após o período de um ano, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou habilitação definitiva é concedida desde que o motorista não tenha cometido nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima ou seja reincidente em infração média.

Quem pode obter a Permissão para Dirigir?

Para tirar a primeira habilitação, o candidato deve ser maior de 18 anos, saber ler e escrever, possuir carteira de identidade e CPF próprio e solicitar o serviço para as categorias “A”, “B” ou “A e B” na Auto Escola de sua preferência e o processo pode ser aberto na própria auto escola.

Para quem reside no Estado do Rio Grande do Norte, os endereços podem ser consultados no site  http://www.detran.rn.gov.br/. Em outros Estados, deve ser consultado nos sites dos Detrans locais.

Documentos e procedimentos para habilitação

Devem ser apresentados originais de Identidade, CPF, comprovante de residência, um email válido e um número de telefone informação da categoria pretendida e a informação se é para constar Atividade renumerada (*EAR) na sua CNH.

* Atividade renumerada permite que o candidato dirija veículos de aplicativo, taxi ou exerça profissionalmente a função de motorista.

Caso o comprovante de residência não seja no seu nome do seu pai ou de sua mãe você deve preencher um formulário de declaração de endereço que pode ser acessado clicando AQUI!!!

Caso o comprovante seja em nome do conjugue deve apresentar junto com o comprovante a certidão de casamento.

O candidato deve dirigir-se à uma Auto Escola de sua preferência e abrir o seu processo de habilitação. Depois, deve realizar exame médico (aptidão física e mental) e avaliação psicológica previamente agendado no site do DETRAN. Veja AQUI o passo a passo como agendar seus exames.

Após aprovação no exame médico e na avaliação psicológica, o candidato deve se matricular em um Centro de Formação de Condutores tipo A ou AB credenciado para realizar o curso teórico de legislação (45 horas-aula). Cumprida a carga horária, o CFC emitirá no Sistema do DETRAN o certificado de conclusão do curso, que permite o agendamento do exame teórico.

Salientamos que nessa época de pandemia o curso teórico esta sendo realizado de forma online, o candidato deve assistir as aulas em computador ou em telefone celular.

Na auto escola ideal, o candidato a CNH fará as 45 horas de aulas de segunda a quinta feira com carga horária de duas horas por dia, e o aluno pode escolher no período da manhã com início as 10:30 a tarde início as 14:30 ou noite com início as 19:30.

Após concluir o curso  confirme na Auto Escola se as suas aulas estão atualizadas no sistema, marque o exame teórico no site http://www.detran.rn.gov.br/ : compareça à sua Ciretran com o comprovante de agendamento do curso teórico, seus documentos pessoais .

Se for reprovado no exame teórico, pague novamente a taxa de exames (teórico) e agende outra vez o exame teórico após 15 dias da reprovação.

Se for aprovado no exame teórico, dirija-se ao CFC tipo B ou AB que está matriculado para o curso prático. O CFC irá imprimir, via sistema, uma LADV (Licença de Aprendizagem de Direção Veicular) e o candidato poderá iniciar seu curso de direção veicular (20 horas-aula) na categoria pretendida. Após a conclusão do curso, o CFC deverá agendar o exame prático no site  http://www.detran.rn.gov.br/.

Faça o exame prático no local, dia e horário agendados. Se reprovado no exame prático, pague novamente a taxa de exames (prático) após 15 dias da reprovação.

Se for aprovado, basta aguardar a CNH que será entregue pelos correios.


VOLTAR PARA A PAGINA INICIAL



Clique na imagem abaixo ou se preferir adicione nosso whatsapp 84 3316-2899 e fale com a gente

Interessado em receber aviso de futuras promoções no seu email?
Inscreva-se !